terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quanto um professor de ensino fundamental ganha no Japão?



Muitos leitores apontaram o baixo salário dos professores como uma das razões, com qual explica a baixa qualidade da educação aqui no Brasil.

  Como eu não sei exatamente quanto eles ganham aqui no Brasil, eu não posso dar minha opinião com mais exatidão.

  Contudo, eu gostaria de lhe apresentar o salário dos professores da escola do ensino fundamental no Japão, com a intenção de leitores brasileiros refletirem sobre isso.

  Para começar, vou lhe explicar o processo para ser professor da escola de ensino fundamental. O candidato precisará ter terceiro grau completo com a licenciatura e fazer estágio de duas semanas numa escola, normalmente quando este candidato está no último ano da faculdade.

  Depois, o candidato precisará fazer o concurso regional, na província onde ele quer atuar como professor. No concurso, exigem-se provas escritas, redações, entrevista e aula simulada.

  Só quem passou no concurso poderá trabalhar como professor efetivo a partir do próximo ano letivo, que sempre começa a partir do dia primeiro de abril.

  O salário inicial do professor de ensino fundamental é mais ou menos 200 mil iens ( equivalente a 4 mil reais ). Contudo, este é salário nominal. Portanto, alguns impostos vão ser descontados deste salário. Ou seja, o salário líquido seria tipo 3500 reais por aí.

  Este valor é um pouco menor do que os salários dos recém-formados que trabalham nas empresas privadas médias.

  Um detalhe.

  No Japão, as empresas pagam bônus em duas vezes conforme os desempenhos dos funcionários e das empresas. Pode-se considerar como décimo terceiro no Brasil.

  Professores de ensino fundamental, que são funcionários públicos, também recebem este bônus. O valor do bônus seria de 4.4 meses de salário. ( * estar sujeito  )

  Ou seja, se o salario for 4 mil reais, o bônus que um professor recebe por ano seria 17600 reais.Sendo assim, o rendimento anual que um professor novato recebe seria 65,600 reais ( 4000 × (12+4.4)).

  Vou lhe mostrar o resumo na tabela a seguir.


Para tanto, o governo brasileiro prescisará investir na educação básica, o que é fundamental para desenvolvimento do país ao longo prazo. Aumentar o salário dos professores da escola de ensino fundamental poderia ser um dos incentivos para os jovens escolherem a carreira de professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário